O patriarca de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, afirmou nesta quinta-feira (18) estar convencido de haver "uma resposta desproporcional de Israel" em relação ao Hamas na Faixa de Gaza.

Leia Também:
Segundo ele, "é evidente que os israelenses tenham razão" em meio ao confronto com o grupo fundamentalista, que atacou o sul do país judeu em 7 de outubro de 2023, matando 1,2 mil pessoas.
"Entretanto, eles [as forças de Israel] não podem de modo algum justificar aquilo que ocorre em Gaza", disse Pizzaballa ao Serviço de Informação Religiosa (SIR) do Vaticano, acrescentando que "existe uma desproporção real [na ofensiva] em relação ao que ocorreu em 7 de outubro e a resposta de Israel", que em dois anos de guerra, matou mais de 65 mil palestinos, segundo informações divulgadas na quarta (17) pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.
Para o cardeal em Jerusalém, o grande desequilíbrio no confronto militar entre Tel Aviv e a milícia palestina "é óbvio e não pode ser ignorado".
"Estou pagando o preço [por reconhecer], incluindo em termos de relacionamentos e amizades. Mas isso precisa ser reconhecido", reforçou o religioso católico.
Em meio à crescente tensão do conflito, Pizzaballa desistiu de uma viagem à Itália para permanecer em sua diocese no Oriente Médio.
"Lamento por ter cancelado esse e outros compromissos, mas partir neste momento, com o que está acontecendo na Cisjordânia e especialmente em Gaza, não me parece apropriado. As pessoas precisam saber que estou aqui", declarou o patriarca de Jerusalém.
Sobre a guerra no enclave palestino, Pizzaballa, que "não consegue entender como é possível tolerar algo do gênero", acredita que "o importante é não se tornar um instrumento de um lado ou de outro, devido à forte polarização que existe no momento".

Comentários: