Seu Portal de Notícias de Rondônia

Sabado, 13 de Abril de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Ciência & Tecnologia

Do console ao bolso: os jogos AAA chegam aos iPhones!

belos iPhones 15 Pro que não vieram custando dois rins, mas apenas um — que já estamos acostumados

Antônia Barroso de Freitas
Por Antônia Barroso de Freitas
Do console ao bolso: os jogos AAA chegam aos iPhones!
REDAÇAO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

AAA. Poderia ser um grito curto de emoção pelos belos iPhones 15 Pro que não vieram custando dois rins, mas apenas um — que já estamos acostumados. Ou significaria, talvez, uma pilha palito de lítio gasta, me lembrando quão deprimida e desgastada está a bateria do meu iPhone 14 Pro? Nenhum dos dois.

O termo em questão, também chamado de “Triplo-A”, é a classificação mais alta da indústria de jogos, normalmente aplicada a produções de alta qualidade com grandes orçamentos para desenvolvimento e marketing. São aqueles títulos que você espera pelo menos uma indicação a um prêmio de “Jogo do Ano”. E se eu lhe disser que jogos desse nível chegarão aos iPhones?

Entre as novidades dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max, está a capacidade de rodar jogos AAA. Durante o evento de lançamento dos novos iTrecos da Apple, alguns títulos já foram anunciados para este ano, como Resident Evil VillageResident Evil 4 Remake e Death Stranding. Já Assassin’s Creed Mirage também foi anunciado no evento da Apple para iPhones — ele até será lançado para consoles e PC neste próximo mês, mas só chegará ao iOS no primeiro semestre de 2024.

Publicidade

Leia Também:

Foi divulgado, ainda, que as compras desses títulos serão universais. Ou seja, adquirir o jogo lhe dará a possibilidade de curti-lo no iPhone, no Mac e no iPad. Com exceção das versões exclusivas para os iPhones 15 Pro/15 Pro Max, que só rodarão em iPads/Macs com Apple Silicon — ou seja, chip M1 ou superior. Nada mau, hein?!

É bom lembrar: todos esses jogos não serão em nuvem, mas sim nativos no celular, sem a necessidade de conversão para uma qualidade ou formato inferior. Não tenho dúvidas de que os iPhones topos-de-linha deste ano terão um excelente desempenho nos games. O chip A17 Pro, agora em 3 nanômetros, vem com 6 núcleos de GPU1, a qual promete ser 20% mais rápida e mais eficiente em termos de energia. 

Também há uma novidade, pela primeira vez em um iPhone: o chip possui Ray Tracing acelerado por hardware. É uma tecnologia que renderiza sombras, água, iluminação e efeitos de forma mais realista, com texturas, fidelidade visual e ainda consumindo menos energia, algo que o PlayStation 5 e o Xbox Series X possuem. Aliás, será interessante ver esses novos recursos em jogos já existentes que exigem mais poder do celular, como Genshin Impact, Asphalt 9 e Call of Duty Mobile.

Se pensarmos que apenas Macs, PCs e consoles rodariam um jogo de escala AAA, é admirável ver até onde o hardware do iPhone chegou. Ainda assim, alguns pontos me deixam pensativo: a saúde da bateria, a temperatura que talvez possa fritar um ovo e a jogabilidade em uma telinha. Qual será o custo disso, a longo prazo?

A maioria dos jogos já existentes em consoles (ou computadores) que foram portados para celular têm a interface adaptada para o toque. O falecido Fortnite no iPhone, por exemplo, tinha um layout um pouco diferente da versão para PlayStation, mas ainda era facilmente jogável — ainda que eu nunca tenha conseguido ganhar uma partida, mas isso é outra história.

É bom lembrar que você pode conectar os controles de PlayStation e Xbox nos iPhones a fim de melhorar a jogabilidade, isso caso você não se sinta apto a se entreter com algo por um tempo maior apenas com toques na tela. Existem, ainda, controles que acoplam facilmente no iPhone como o Backbone Um, que possui entrada Lightning e até modelo USB-C para os novos iPhones.

A Apple vem usando cada vez mais a sua plataforma para jogos. O Apple Arcade até me trouxe um pouco de esperança quando foi lançado, mas até hoje não acho que está tendo a divulgação que merecia — e nem sabemos se isso está rendendo algo para a Maçã. Mas é interessante ver grandes parceiros, como Capcom e Ubisoft, trazendo jogos AAA de alta qualidade para dispositivos móveis. Estou bem empolgado!

Tim Cook reforçou que tem a intenção de trazer mais jogos dessa mesma escala para o iPhone, mas só nos resta aguardar. E você, como enxerga o que será do futuro dos jogos para dispositivos móveis? Eu só tenho uma coisa a dizer…

AAA! Este, sim, foi um grito curto de emoção e expectativa para o que está por vir! 😁

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão de vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

FONTE/CRÉDITOS: POR VINÍCIUS PORTO
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!