A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi inaugurada em 1912, ligando Porto Velho a Guajará-Mirim, para escoar a produção de borracha para a Bolívia. Atualmente, ela está desativada e virou um patrimônio histórico tombado
No ano em que completa 110 anos da inauguração, a estrada de Ferro, em Rondônia, sofre com furtos e vandalismo. Trilhos históricos fabricados em 1908, foram encontrados em calçadas, usados como barreiras de proteção para carros.
Segundo a Associação de Ferroviários de Rondônia da Estrada de Ferro este não é o primeiro caso de vandalismo na ferrovia. O presidente da entidade, George Telles de Menezes, conta que furtos ocorrem há anos na estrada de ferro e que várias denúncias foram feitas em níveis federal e estadual. Ele cobra mais ação das autoridades na proteção do patrimônio.
Já solicitei ao MPF agora de manhã que a polícia federal entre na investigação quem cortou a ponte com maçarico e vendeu ao ferro velho.
Mapa da localização do crime dos cortes de maçarico da Ponte caiçara um verdadeiro crime contra o patrimônio histórico da EFMM ferindo
Local onde os ferros da Ponte estão espalhado
George Telles, presidente da ASEFMM - RO, protocolou oficio junto a policia Federal, para a devida providencia cabível, A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Rondônia informa que sua demanda foi registrada sob o nº 2024000101202861 e encaminhada à 31ª Promotoria de Justiça de Porto Velho, para conhecimento e providências cabíveis.
Comentários: