Seu Portal de Notícias de Rondônia

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Brasil

Grupo do G20 se reúne em BH a partir desta segunda-feira para debater transição energética

Representantes das principais economias do mundo se reúnem na capital mineira para encontro do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas

Chicâo Pvh Francisco Murcia
Por Chicâo Pvh Francisco Murcia
Grupo do G20 se reúne em BH a partir desta segunda-feira para debater transição energética
G20/Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

G20. ENCONTRO. DIVULGAÇÃO.jpg

Encontro do Grupo de Trabalho de Transição Energética acontecerá em BH entre os dias 27 e 29 de maio

O Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 se reúne a partir desta segunda-feira (27), no Minascentro, na região Central de Belo Horizonte, para discutir o cenário de transição global para o uso de fontes de energias limpas e sustentáveis.

Publicidade

Leia Também:

Os trabalhos na capital mineira são coordenados pelo Ministério de Minas e Energia, comandado pelo ministro Alexandre Silveira (PSD).

Os representantes das principais economias do mundo já se reuniram para discutir a transição para energia limpa em outras reuniões organizadas em outros países. Em abril do ano passado, o encontro aconteceu em Gandhinagar, na Índia.

“Nossa matriz elétrica é 88% limpa, somos grandes produtores de energia hidráulica, eólica, solar e de biomassa. O Brasil também é destaque na produção de biocombustíveis, como o etanol. Somos os grandes líderes mundiais da transição energética, por isso temos propriedade para incentivar e cobrar do mundo ações efetivas para enfrentarmos as graves mudanças climáticas que temos enfrentado. É isso que vamos debater e defender junto aos países do G20”, disse Silveira, ao explicar o intuito do encontro.

Veja mais: Encontro do G20 em BH deve ter presença de secretário da OPEP

Em setembro, o Brasil assumiu a copresidência do Comitê Ministerial de Energia Limpa, um fórum para discutir a promoção de energias sustentáveis no mundo.

Escolha por Minas

Segundo Alexandre Silveira, Minas Gerais foi escolhida para sediar o encontro por causa do potencial do estado no apoio à transição energética nacional.

“Minas, assim como o Brasil, é um celeiro de energias limpas e renováveis. Além de sua riqueza mineral, que leva em seu nome, inclusive, o Estado se tornou solo fértil para a produção de energia solar, que tem transformado regiões e gerando desenvolvimento social e econômico”, apontou o ministro.

Operação no trânsito

Para receber o evento no centro da capital mineira, a Prefeitura de BH anunciou que vai realizar uma operação de trânsito na região durante os dias do encontro - entre segunda-feira (27) e quarta-feira (29).

No domingo (26) foram implantadas reservas de área na Av. Augusto de Lima, em frente ao Minascentro, e também na Rua Guajajaras.

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, BPTran e Guarda Municipal) vão monitorar o trânsito no entorno do evento e as rotas de acesso dos hotéis, onde ficarão hospedadas as delegações, até o local do evento. Os agentes também darão apoio durante o embarque e desembarque das delegações.

Além dos agentes da UIT, o trânsito também será monitorado pelo Centro de Operações da Prefeitura (COP), que funciona 24 horas, para que sejam feitas as intervenções necessárias para garantir a fluidez e a segurança no trânsito.

 

FONTE/CRÉDITOS: Marcelo da Fonseca, Guilherme Peixoto
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!