Seu Portal de Notícias de Rondônia

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Justiça

Ministério e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

Joca estava apto a viajar pelo período de duas horas, mas por falha da companhia aérea, ficou sete horas no trajeto

Alice da silva
Por Alice da silva
Ministério e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol
Reprodução/Instagram
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Cão Joca, de 5 anos, morto após transporte aéreo

Cão Joca, de 5 anos, morto após transporte aéreoReprodução/Instagram

Maria Clara AlcântaraCarolina Figueiredoda CNN

Publicidade

Leia Também:

Em São Paulo

 

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva (Republicanos), anunciou que a pasta vai investigar junto com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a morte do Golden retriever Joca durante uma viagem aérea da Gol.

O anúncio foi feito depois de uma audiência do ministro com deputados do União Brasil, Fernando Marangoni e Rafael Saraiva, e publicado nas redes sociais na noite desta terça-feira (23).

Ao lado do presidente da ANAC, Tiago Sousa Pereira, o ministro afirmou que as causas da morte do animal serão investigadas e que a pasta tomará as medidas cabíveis para penalizar os responsáveis. Os órgãos também anunciaram a criação de um grupo de trabalho para estabelecer novas regras nacionais para o transporte de animais de estimação.

“A gente quer cada vez mais, com todos que defendem essa causa, pensar ao lado da Anac, políticas públicas em defesa da causa animal no Brasil, que é uma defesa de todo o povo brasileiro”, declarou Silvio Costa.

Cão Joca

Um cachorro da raça Golden retriever, chamado Joca, de 5 anos de idade, foi entregue morto a seu tutor, nesta segunda-feira (22), por funcionários da companhia aérea Gol, que realizava o transporte do animal.

Segundo informações da empresa, o cachorro deveria ter seguido de Guarulhos para o aeroporto de Sinop, no Mato Grosso, onde encontraria seu tutor, mas acabou sendo transportado para Fortaleza, no Ceará, devido ao que a empresa definiu como uma “falha operacional”.

O caso é investigado pela Polícia Civil de São Paulo.

João Fantazzini, tutor de Joca, responsabilizou a empresa aérea pelo ocorrido. Segundo João, o veterinário do golden retriever havia dado um atestado indicando que o animal estava apto a viajar pelo período de duas horas. Com a falha da companhia aérea, o cão ficou sete horas no trajeto.

Em nota, a Gol informou que lamenta profundamente o ocorrido e que está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor do animal. “A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time”, completou a companhia.

Suspensão do transporte de animais

Após o ocorrido, a companhia aérea Gol anunciou, na noite desta terça-feira (23) a suspensão temporária do serviço de transporte de cães e gatos no porão das aeronaves.

A suspensão entra em vigor a partir desta quarta-feira (24) e tem duração de 30 dias. A Gol afirma que esse período será dedicado a concluir a investigação do incidente.

A medida afeta apenas os serviços de transporte no porão das aeronaves; o serviço Dog&Cat Cabine, que permite que os pets viagem na cabine com os passageiros, continuará operando normalmente.

De acordo com a companhia, clientes que já contrataram o transporte de seus animais por meio dos serviços afetados entre os 30 dias de suspensão podem solicitar a restituição total do valor pago, incluindo o valor da passagem.

 

FONTE/CRÉDITOS: Maria Clara AlcântaraCarolina Figueiredoda CNN Em São Paulo
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!