Seu Portal de Notícias de Rondônia

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Saúde

Mulheres terão direito a acompanhante em atendimento médico

Aprovada no Congresso, lei é sancionada sem vetos pelo presidente Lula nesta 3ª feira (28.nov)

Ricardo Gonzales Jr.
Por Ricardo Gonzales Jr.
Mulheres terão direito a acompanhante em atendimento médico
Poder360
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Medida é válida para consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas; na foto, corredor de hospital

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que garante às mulheres o direito de ter acompanhantes em procedimentos médicos como cirurgias, exames e consultas. O ato foi publicado na edição desta 3ª feira (28.nov.2023) do Diário Oficial da União. Eis a íntegra do texto (PDF – 230 kB).

Publicidade

Leia Também:

Aprovado pela Câmara dos Deputados no começo do mês, a lei estabelece que as pacientes podem escolher 1 acompanhante “em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas (…) durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia”. Antes, a legislação garantia acompanhamento apenas durante o parto.

No caso de atendimentos que envolvam qualquer tipo de sedação ou rebaixamento do nível de consciência, as mulheres que não tiverem indicado um acompanhante “terão direito a uma pessoa que deve ser indicada pela própria unidade de saúde”, diz o texto.

Essa pessoa deve ser “preferencialmente profissional de saúde do sexo feminino, sem custo adicional para a paciente, que poderá recusar o nome indicado e solicitar a indicação de outro, independentemente de justificativa”, detalha.

As mulheres que não desejarem ter acompanhante em procedimentos com sedação devem informar a decisão com 24 horas de antecedência.

Em cirurgias e internações na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o acompanhante deve ser um profissional de saúde.

FONTE/CRÉDITOS: PODER360 (poder360.com.br)
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!