Seu Portal de Notícias de Rondônia

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Rondônia

O gestor Júnior Lopes, assumiu a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

Determinado como seu pai, o gestor lançou-se na missão de revitalizar as tradiçõe

Anderson Luiz Chaves
Por Anderson Luiz Chaves
O gestor Júnior Lopes, assumiu a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),
Fotos: Ésio Mendes/Leandro Morais/Frank Nery/Paulinho Pvh
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 

 

Publicidade

Leia Também:


O gestor Júnior Lopes, assumiu a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), em 2023, atendendo ao convite do Governador Marcos Rocha.

Filho de Lourival Lopes, o primeiro árbitro de Rondônia a apitar jogos do Campeonato Brasileiro, conhecido como "Becão", Júnior Lopes empreendeu um notável resgate da cultura e folclore do estado.

Determinado como seu pai, o gestor lançou-se na missão de revitalizar as tradições, marcando o início dessa jornada com o esperado retorno das atividades carnavalescas em 2023.

 

Carnaval 2023


A Banda de Música da Polícia Militar, considerada  patrimônio histórico imaterial do Estado de Rondônia, participou da abertura oficial da Banda do Vai Quem Quer. O maior bloco carnavalesco da região Norte recebeu o mesmo título como forma de reconhecimento do Governo do Estado por meio da Sejucel. Ao mesmo tempo Apoio à Tradição e Cultura de Rua, o governo colaborou com incentivo financeiro a 17 blocos carnavalescos.


Festa do Divino Espírito Santo em Costa Marques


Com a finalidade de enaltecer o valor histórico, cultural e social do principal ritual festivo rondoniense, o Governo de Rondônia sancionou a Lei n° 5.252, de 11 de janeiro de 2022, que reconheceu a Festa do Divino Espírito Santo, no Vale do Guaporé, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado. A celebração ao Divino Espírito Santo acontece há 126 anos em terras rondonienses.

A Festa do Divino Espírito Santo em Costa Marques, teve apoio do Governo de Rondônia por meio da Sejucel, que garantiu recurso com verba de emenda parlamentar, destinada à alimentação dos fiéis no período do festejo.

   

39º Arraial Flor do Maracujá


A retomada do Arraial Flor do Maracujá aos festejos juninos de Rondônia contou com a participação expressiva da população, entidades de cultura, comércio, Segurança Pública, trânsito e demais órgãos públicos, além da imprensa que promoveu o trabalho de divulgação. Coordenado Sejucel, o evento já era esperado por muitos, o que resultou em milhares de visitantes durante dez dias de apresentações. Realizado de 23 de junho a 2 de julho, com a  participação de 32 agremiações. Campeões: Rádio Farol (Quadrilha) e Marronzinho (Boi-bumbá).

 

Baile da Rainha


O Baile da Rainha, que teve a participação de nove jovens, com idades entre 17 e 28 anos, naturais dos Estados de Rondônia e do Amazonas. A seleção foi feita pelos jurados, que avaliaram os quesitos de: beleza; simpatia; postura; berrante e chicote. Realizado em 18/8 para promover a cultura e beleza local.
Eleição da Rainha da Expovel 2023, Princesas e Madrinha dos Peões.

 

Vaquejada e Cavalgada


 Com 180 bois para 90 duplas, que competem nas categorias: iniciante, amador e profissional, mostrando desempenho e habilidade dos vaqueiros. A competição contou com vaqueiros do Estado de Rondônia, 20 duplas do Acre e quatro do Amazonas.

 

Retorno da Expovel é marcado pela movimentação de R$ 2 milhões em negócios e pela valorização da cultura e lazer na Capital
A 12ª Feira Agropecuária de Porto Velho – Expovel, realizada com apoio e investimentos do Governo de Rondônia, no período de 23 a 27 deste mês, no Parque dos Tanques, movimentou R$2 milhões em negócios, consolidando o sucesso do retorno do evento. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel.

O Festival Cultural de Nazaré 


A celebração que acontece há 50 anos, em Nazaré, na região do Baixo Madeira, distrito de Porto Velho. contou com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, que disponibilizou recursos destinados à estrutura. O Festival Cultural de Nazaré foi reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia,  por meio do Decreto  nº 28.188, de 14 de junho de 2023. O Governo do Estado assegurou a proteção e valorização desse importante evento, garantindo sua preservação sob a responsabilidade do Poder Público


Festa Pomerana


A Festa Pomerana, que mantém viva a tradição destes imigrantes, foi reconhecida pelo Governo do Estado, por meio do Decreto nº 28.455, de 21 de setembro de 2023, como patrimônio cultural de natureza imaterial de Rondônia.

O evento tradicional acontece em Espigão do Oeste. A Festa Pomerana tem o objetivo de preservar a identidade cultural do povo europeu, como os hábitos, costumes, gastronomia e religião. 11ª Pomerfest contou com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Sejucel, que disponibilizou recursos provenientes da emenda parlamentar.

 

Duelo na Fronteira

Nos dias 13 a 15 de Outubro, o município de Guajará-Mirim celebrou “Duelo na Fronteira”. Em 2023, o evento ganhou nova vida pelas mãos do governo de Rondônia, proporcionando ao público, uma experiência única de disputa e tradição entre os emblemáticos bois Flor do Campo e Malhadinho.

O Governo do Estado emitiu o Decreto nº 28.455, datado de 21 de setembro de 2023, registrando oficialmente o Festival Folclórico de Guajará-Mirim: “Duelo na Fronteira”, como patrimônio cultural de natureza imaterial. Esse reconhecimento reforça o compromisso do Estado com a proteção dessas expressões culturais e sua preservação sob a responsabilidade do Poder Público.


Tributo à Tereza de Benguela e Zumbi dos Palmares


O Governo de Rondônia promoveu a 3ª edição do Tributo à Tereza de Benguela e a 1ª edição a Zumbi dos Palmares, em um evento que foi realizado no Teatro Guaporé, em Porto Velho, O evento buscou reconhecer e premiar 10 personalidades negras que se destacam em Rondônia, promovendo uma cultura de paz, solidariedade, tolerância e igualdade racial. 

Conferência Estadual de Cultura


Com o tema central “Democracia e o Exercício dos Direitos Culturais no Estado de Rondônia”, a 6ª Conferência Estadual de Cultura de Rondônia aconteceu no interior do estado. O foco do encontro foi propor diretrizes ao Plano Estadual de Cultura, definindo prioridades necessárias para garantir o direito à cultura. foram eleitos os novos conselheiros de cultura, e 40 delegados para representar Rondônia na 4ª Conferência de 2024, que acontecerá em Brasília.

 

Governo de Rondônia Realiza Pré-lançamento da Lei Paulo Gustavo-LPG


Nesta quinta-feira, (28), a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), promoveu o pré-lançamento da Lei Paulo Gustavo-LPG. O evento marca a disponibilização do site oficial https://www.lpgrondonia.com.br/,  onde artistas e fazedores de cultura podem obter informações e conhecer as diretrizes da lei. O edital será lançado dia 30/1 para inscrições.



 

FONTE/CRÉDITOS: Texto: Paulinho Pvh
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!