Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro madeira Mamoré ASFEMM - RO, dia 30 de Abril , o Dia do Ferroviário, com moção aos pioneiros desbravadores que fazem parte da história de Rondônia.
O presidente da ASFEMM - RO, George Telles, citou o saudoso, José Bispo de Moraes, que morreu há 2 Anos passado, aos 86 anos, justamente no dia em que se comemora o Dia do Ferroviário. Bispo foi presidente da ASFEMM - RO, juntamente com toda diretoria contribuiu para a defesa do patrimônio da antiga ferrovia e pela revitalização. Telles também lembrou que, o processo de revitalização e restauração da EFMM - RO.
Foi uma grande conquista dos ferroviários para nossa população de Rondônia em geral, que juntamente com Ministério Público Federal e Estadual, com denúncias da Associação dos Ferroviários pelo descaso do poder público, com o complexo Ferroviário nesta data, a Associação dos Ferroviários fará lembrar também de todos os trabalhadores da ferrovia e descendente que durante décadas pelejaram para garantir o transporte de produtos e passageiros nesta parte da Amazônia.
A ASFEMM - RO, também comemora a luta pela restauração desse patrimônio histórico da EFMM - RO, foram lutas da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro muitas reuniões no governo solicitamos através de documento uma audiência pública ao presidente da casa de leis na Assembleia Legislativa de Rondônia.
Com várias reuniões no ministério público Federal e Estadual em prol do resgate do patrimônio da União. Réus na Ação Judicial União, SPU IPHAN, IBAMA, Santo Antônio Energia, Governo de Rondônia e Prefeitura, agradecemos a Justiça Federal nos autos do processo, para um acordo para solucionar a questão da EFMM - RO, diga-se de passagem o processo N: 102399220154014100, iniciou com magistrado Dr. Dimis da Costa Braga, Juiz Federal, depois passou a competência para 5 Vara Federal, trata-se de questão Ambiental Juiz Federal Dr. Shamil Cipriano.
OBS: Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, destaca a imprensa em geral nas coberturas, matérias e filmagem desse grandioso patrimônio histórico agora e cuida da preservação e conservação do complexo ferroviário.
Temos processo de tombamento em curso demandado pela Associação dos Ferroviários junto ao Governo Federal quer seja do quilômetro 8 a 366 o Iphan já iniciou os trabalhos por Guajara-Mirim, até Teotônio, e um trabalho que requer tempo incluindo o casarão dos ingleses processo a ser feito também. cuida e preserva Associação dos Ferroviários vem fazendo como demanda o regimento do Estatuto da ASFEMM - RO, trabalhando em defesa da EFMM - RO.
O dia do Ferroviário é, portanto um Memorial da primeira Ferrovia operacional no Brasil, a estrada ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá. A ferrovia foi inaugurada em 30 de abril de 1954.
O país foi um dos primeiros no mundo a receber o sistema Ferroviário. nossa querida Estrada de Ferro Madeira Mamoré, foi a decima quinta ferrovia a ser construída no país, pois tendo as suas obras sido executadas entre 1907 e 1912 estende-se por 366 quilômetros na Amazônia, ligando porto Velho a Guajara-Mirim cidades fundada pela EFMM - RO.
A diretoria da Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, agradece o apoio do portal Guaporé Diretor Ilídio Lopes sempre presente nas ações da ASFEMM - RO.
Comentários: