
Utilizado exclusivamente para o tratamento de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e compulsão alimentar, o Venvanse, vem ganhando popularidade entre jovens, o que assusta os especialistas dado o alto risco de dependência e vício do medicamento.
O estimulante é também conhecido pela sensação de euforia e a inibição de efeitos ao ser associado com bebidas alcoólicas, aumentando a experiência sensorial de quem toma a medicação.
Como informado em matéria publicada no UOL, uma das pessoas que contou sobre sua experiência com a dependência do Venvanse foi Maria Luiza Silveira, de 27 anos, esposa do ator Paulinho Vilhena, que compartilhou sua experiência e luta contra o vício durante entre no podcast Shoes Off.
Apesar de ser de tarja preta e exigir receita médica, o medicamento é facilmente achado, sendo também utilizado durante festas ou para aumentar o foco e concentração na realização de tarefas. O uso inadequado pode causar alterações cardiovasculares, metabólicas e renais, no apetite e no sono e também no nível de vigilância, além de alterações no humor e nas funções cognitivas.
Comentários: