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Sabado, 24 de Maio de 2025
King Pizzaria & Choperia
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Entretenimento

Viabilidade econômica-financeira de uma concessão metroviária - caso Trem Intercidades em São Paulo (TIC Trens).

MBA em Gestão Ferroviária também pelo IPÓS

Valdecira Diniz
Por Valdecira Diniz
Viabilidade econômica-financeira de uma concessão metroviária - caso Trem Intercidades em São Paulo (TIC Trens).
Newton Bandeira de Mello Golek
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CURRICULUM VITAE RESUMIDO

 

Nome: Newton Bandeira de Mello Golek

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Leia Também:

Natural de Rio de Janeiro

Residência atual: Teresópolis- RJ

 

Curriculum Acadêmico

 

MBA em Gestão Ferroviária- IPÓS - Cursando

Pós Graduação em Engenharia Ferroviária- IPÓS

MBA em Executivo em Gestão de Metrôs e Transporte Ferroviário- UNIBF

Pós Graduação em Engenharia Ferroviária- UNIBF

Pós Graduação em Direito do Consumidor- UNIFOA

Pós Graduação em Engenharia Econômica- Universidade Estácio de Sá

Bacharel em Ciências Econômicas- Universidade Gama Filho.

Minha paixão por trens é desde a infância. Sou Economista e quando terminei a minha primeira Pós Graduação em Engenharia Ferroviária pela UNIBF, a segunda pelo IPÓS  e atualmente cursando o MBA em Gestão Ferroviária também pelo IPÓS, comecei a me preocupar com a situação atual das nossas ferrovias, que por sinal é bem precária.

Muito se fala em abandono das ferrovias, mas pouco é feito. Vejo diversas matérias a respeito mas poucas ações, ou quase nenhuma.

Um ótimo exemplo é a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Construída com capital estrangeiro, a mesma foi útil no transporte de borracha. Custou a vida de muita gente. Hoje, ela está abandonada, e para qualquer restauração que necessite ser feita, precisa ser via judicial, o que demonstra, além de vergonhoso, o descaso do governo e da prefeitura do Estado de Rondônia.

Isso muito me motivou a fazer parceria com a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, construída na Amazônia Legal. 

Newton Bandeira de Mello Golek

CORECON- 13.085

 

 

VIABILIDADE ECONÔMICO FINANCIERA DO PROJETO DO TREM INTERCIDADES (TIC)

NO TRECHO SÃO PAULO-CAMPINAS 

1.CARACTERÍSTICAS DO PROJETO

INVESTIMENTOS                 R$ 15,65  BILHÕES

APORTE PÚBLICO               R$   8,5  BILHÕES

APORTE PRIVADO              R$   5,7   BILHÕES

CONTRAPRESTAÇÃO         R$   8,06 BILHÕES

DESÁGIO                             0,01%

EXTENSÃO                          101 KM

TIPO DE ATIVO                   YELOWFIELD

PRAZO                                 30 ANOS

MODELO JURÍDICO          PARCERIA PÚBLICO PRIVADA

CONCESSIONÁRIA            C2 MOBILIDADE SOBRE TRILHOS

VELOCIDADE MÉDIA       140 KM/H

OBSERVAÇÃO:

No investimento está incluindo o TIM (Trem Intermunicipal) compreendido no trecho Campinas –Jundiaí, passando em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

PREÇO DAS PASSAGENS (PREVISTO)

2.1. TRECHO SÃO PAULO-CAMPINAS- R$ 64,00

CAPACIDADE 60.000 passageiros por dia.

RECEITA PREVISTA:

60.000 X R$ 64,00 =                R$          3.840.000,00 por dia.

R$ 3.840.000,00 x 30=            R$     115.200.000,00 por mês

R$ 115.200.000,00 x 12 =      R$  1.382.400.000,00 por ano.

2.2 TRECHO CAMPINAS – JUNDIAÍ – R$ 15,000

CAPACIDADE 2048 passageiros por dia.

RECEITA PREVISTA:

2048 X R$ 15,00 =                    R$          30.720,00 por dia.

R$ 30.720,00 x 30=                 R$         921.600,00 por mês

R$ 921.600,00 x 12 =             R$    11.059.200,00 por mês

TOTAL PREVISTO DE RECEITA MENSAL = R$ 1.393.459.200,00

  1. FATOS

O TIC será o serviço expresso em 101 km de trilhos entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí.

O empreendimento engloba ainda a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Campinas e Jundiaí e a concessão da Linha 7 –Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na ligação de Jundiaí até a capital.

O TIC Eixo Norte irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas e gerar mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos.

O Serviço da Linha 7- Rubi entre Barra Funda e Jundiaí terá 17 estações , à tarifa de R$ 5,00.

O Trem Intercidades entre São Paulo em Campinas teve sua Licença Ambiental Prévia (LP) aprovada e liberada pela CETESB.

O processo de liberação ambiental também contempla o projeto da Segregação Noroeste, encabeçado pela MRS Logística, liberando vias para os trens de passageiros.

  1. CONSIDERAÇÕES E MEMÓRIA DE CÁLCULO.

3.1 –Os dados para o cálculo da viabilidade econômico –financeira desse projeto, foram obtidos através das fontes elencadas no final desta análise;

3.2- As taxas utilizadas (SELIC, POUPANÇA E TJLP)  foram as informadas para o mês de Novembro de 2024. Insta informar que, como as taxas para o cálculo do VPL não foram informadas (talvez por motivos de acordo de confidencialidade), esta análise utilizou as mais usadas para esse tipo de projeto.

3.3- O índice de reajuste anual do valor das passagens foi de 5,09% ao ano (IPCA- IBGE);

O referido índice foi obtido através a média aritmética do IPCA dos anos de 2022,2023 e 2024, conforme abaixo:

ANO    IPCA

2022    5,78 %

2023    4,62%

2024    4,87%

MÉDIA: 5,09%

 

3.4 – O trecho da linha 7- Rubi/Barra Funda, (passagem no valor de R$ 5,00) não foi incluído nessa análise, uma vez que o nº diário de passageiros não foi informado.

  1. Impacto Financeiro

Este trabalho elaborou 3 planilhas, conforme se segue:

4.1- A Planilha 1 mostra que se o projeto fosse para o prazo de 16 anos, o mesmo seria inviável parta as três taxas utilizadas para comparação.

4.2.-A Planilha 2 mostra que o projeto começaria a se financiar a partir do 17º ano, à Taxa Mínima de Atratividade de 6,17% (índice da caderneta de poupança), haja visto que o VPL começa a se apresentar positivo.

4.3- Já a Planilha 3, mostra que o projeto para os 30 anos é viável, à taxa Mínima de Atratividade de 6,17 % (índice da caderneta de poupança).

Embora o VPL para a TJLP (Taxa de Juros a Longo Prazo) apresenta-se positivo, o mesmo é inferior ao VPL citado no item 4.2.

5- IMPACTO ECONÔMICO

A expectativa é que o projeto, além de ser mais uma opção de locomoção entre os municípios, valorizará economicamente as regiões com desenvolvimento imobiliário e expectativas quanto ao próprio mercado ferroviário brasileiro.(Fonte: Google)

Comentários dessa análise:

As expectativas quanto ao mercado ferroviário brasileiro incluem, por exemplo, o crescimento de empresas fornecedoras de materiais para a construção da ferrovia, como tirafon, placas de junção, grampos, etc...

Nessa análise, cito a cidade de Valinhos- SP como ilustração sobre o impacto econômico, conforme abaixo:

Valinhos-SP

População: 126,1 mil

Empregos Formais:48,7 mil

PIB: R$ 8 bilhões

PIB per capita: R$ 59,8 mil

É um município de grande relevância na região que se destaca pela alta regularidade das vendas no ano e pelo elevado potencial de consumo.

O desempenho econômico e o pequeno número de novas oportunidades claras de negócios são fatores de atenção.

De janeiro a novembro de 2024, forma registradas 23,8 mil admissões formais e 22,6 mil desligamentos, resultando em um saldo positivo de 1255 novos trabalhadores. Este desempenho é superior ao do ano de 2023, quando o saldo foi de 491.

Na pequena região de Campinas este é o 7º melhor  desempenho em termos absolutos. Considerando a geração de vagas pelo tamanho e população, a cidade é a 12ª que mais cresce na pequena região de Campinas.

A economia de Valinhos, São Paulo, é caracterizada por uma produção industrial diversificada e uma agricultura voltada para a fruticultura:

Indústria

Valinhos possui indústrias importantes, como Eaton, Chicago Pneumatic, Stampjet, Stärkx e Unilever. A produção industrial da cidade é diversificada e focada em setores dinâmicos e de alta tecnologia. 

Agricultura

Valinhos é o maior produtor de figos do país. A cidade também produz uva, maçã, pera, banana, laranja, limão, manga, abacaxi e abacate. 

Valinhos também se destaca por bons resultados em indicadores econômicos, como: População ocupada, Salário médio no trabalho formal, Riqueza no Índice Paulista de Responsabilidade Social, Taxa de motorização. 

A cidade está localizada na Região Metropolitana de Campinas e tem como cidades vizinhas Vinhedo, Louveira, Itupeva, Campinas e Jundiaí. 

Apresento alguns exemplos da geração de possíveis empregos, com a volta das ferrovias nessa e em outra qualquer região, conforme abaixo:

Maquinistas e auxiliares;

Serviço de limpeza (da estação, da locomotiva e dos vagões);

Manutenção dos carros rodantes (locomotivas e vagões);

Manutenção de linha;

A volta do chefe de trem;

A volta da ferromoça;

Construção de fábrica de materiais rodantes;

Construção de bares na estação;

Aumento no turismo (implicando diretamente no aumento da segurança- contratação de novos policiais e guardas municipais);

Aumento no número de guias turísticos;

Aumento nos serviços de taxi na estação;

Valorização dos imóveis;

Aumento na procura de imóveis, aumentado o campo de atuação dos corretores de imóveis;

Instalação de novos campus universitários;

Aumento na Construção civil;

Implementação da Pós Graduação em Engenharia Ferroviária, ampliando o mercado de trabalho para engenheiros ferroviários e economistas (projeto de construção de ferrovias, retorno de investimento, etc...);

Aumento na procura do curso da Faculdade de Turismo;

Surgimento de empresas de pequeno e médio porte;*

Aumento do número agências bancárias;

Aumento do número de fábricas;

Aumento do número de comércios;

Implementação de cursos relacionados à manutenção da ferrovia e dos carros rodantes. Isso geraria cursos de especialização nessa área, o que acarretaria numa oferta de cursos na área;

Aumento na rede hoteleira;

Aumento na indústria gastronômica;

Aumento nos serviços de mídia (escrita e falada);

Aumento do número de escolas;

OTM (Operadores de Transporte Multimodal)

Isso seria indubitavelmente, uma contribuição significativa no crescimento do PIB dessa cidade.

*- Segundo a ASN NACIONAL –AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS, mais de 60% dos empregos criados no ano de 2024, estão nos pequenos negócios.

No geral, somando todos os segmentos, o Brasil contabiliza 1,49 milhão de profissionais contratados entre janeiro e julho do ano de 2024, ultrapassando os 1,45 milhão de empregos gerados em todo ano de 2023. Deste total, já são mais de 900 mil empregos formais criados pelos pequenos negócios em 2024. É o que mostra levantamento feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e desempregados (CAGED). O resultado aponta que 60% de todos os postos de trabalhos gerados no país estão nas microempresas e nas empresas de pequeno porte.

Somente em julho de 2024, dos 188 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, as MPE foram responsáveis por 63,4% (119.2 mil), enquanto as medias e grandes empresas geraram 63,2 mil empregos  (188 mil). De acordo com o levantamento do Sebrae, os setores que mais se destacaram entre os pequenos negócios foram Serviços (44.949 vagas), Comércio (26.655 empregos) e Construção (com 22.004).  

Segundo Décio Lima, presidente do Sebrae, os setores do serviço, do comércio e a construção civil são representativos na escalada de geração de empregos, o que mostra que a própria força econômica interna do povo brasileiro vem contribuindo para colocar em movimento a roda da economia.

Comentários dessa análise:

Trazendo para a área ferroviária e conforme já dito antes, o crescente aumento de investimentos na construção de ferrovias, trará um aumento crescente de empresas fornecedoras de materiais de construção para ferrovias, em todo o país.

0GLOSSÁRIO

TJLP- Taxa de Juros a Longo Prazo

A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) era cobrada pelo governo para estimular e regular os investimentos a longo prazo em infraestruturas. A TJLP era calculada com base em dois parâmetros: 

  • Uma meta de inflação para os doze meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa
  • Um prêmio de risco

A TJLP era utilizada para: 

  • Cobrar os juros de créditos de longo prazo concedidos antes da criação do novo indexador
  • Estimular e regular os investimentos a longo prazo em infraestruturas

A TJLP foi substituída pela Taxa de Longo Prazo (TLP) para: 

  • Resolver o custo de captação e a sustentabilidade das operações do BNDES
  • Estabelecer uma cobrança de juros mais justa e adequada com o que é praticado pelo mercado
  • Beneficiar o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)

A TLP utiliza as taxas da NTN-B, ou seja, os mesmos juros dos títulos públicos. A TJLP continua vigente para os contratos passados, até o término do pagamento. 

VPL –Valor Presente Líquido.

O Valor Presente Líquido (VPL) é um indicador financeiro que ajuda a avaliar a viabilidade de um projeto, comparando o valor investido com as entradas e saídas de recursos futuras. 

O VPL é calculado a partir de uma fórmula da matemática financeira que leva em conta: Valor do investimento inicial, Período a ser analisado, Estimativa de entrada de caixa no período, Taxa de desconto. 

O VPL é uma ferramenta que ajuda a saber se um investimento será rentável ou não, pois considera a valorização do capital ao longo do tempo. 

TMA – TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é a rentabilidade mínima que um investimento deve ter para ser considerado viável economicamente. É uma ferramenta que ajuda a comparar diferentes opções de investimento e a tomar decisões informadas sobre alocação de capital. 

A TMA é calculada a partir de três componentes: 

  • Custo de oportunidade: O valor de outras oportunidades não escolhidas, como a caderneta de poupança ou um fundo de investimento
  • Risco do negócio: O ganho deve remunerar o risco inerente de uma nova ação
  • Liquidez: A capacidade ou velocidade em que se pode sair de uma posição no mercado para assumir outra

A TMA também é chamada de taxa de expectativa. 

TIR- TAXA INTERNA DE RETORNO

A Taxa Interna de Retorno (TIR), é a taxa necessária para igualar os fluxos de caixa ao valor presente, ou seja, é o custo ou rentabilidade efetiva de um projeto ou simplesmente a taxa de desconto igual aos fluxos de caixa ao investimento inicial.

Em outras palavras, é a taxa que faz com o que o VPL seja igual a “0” (zero), isto é, satisfaz a equação VPL=0.

Se a TIR for maior que o Custo de Oportunidade, o projeto deve ser aceito.

Se a TIR for menor que o Custo de Oportunidade, o projeto deve ser recusado.

Se a TIR é igual ao Custo de Oportunidade, o projeto não oferece ganho em relação ao custo de oportunidade.

 

PREMISSAS

  1. Os parâmetros utilizados para a viabilidade econômico financeira do projeto em tela, foram os comumente utilizados nesse tipo de análise, já que, por questões de confidencialidade, os mesmos não foram divulgados;
  2. Não foi levada em consideração o cálculo da perpetuidade da empresa, uma vez que o objeto primordial é a viabilidade econômico financeira do projeto em tela;
  3. Presume-se que a precificação das passagens foi baseada na renda per capita das cidades e municípios envolvidos no processo;

 

  1. A critério desta análise, o índice de aumento anual do preço das passagens foi o IPCA e a projeção da inflação foi efetuada com base na média aritmética no IPCA dos últimos três anos.
  2. Segundo o Correio Popular, devido à mudança no projeto, já que o governo paulista o alterou, fazendo com que o trem, que partiria da Estação de Barra Funda, partiria agora de uma nova estação a ser construída na Água Branca, que seria transformada em um hub ferroviário, conectando diversas linhas do metrô e outros projetos de Trem Intercidades em andamento, como o São Paulo-Sorocaba (Eixo Oeste). Tal fato motivou o aumento no custo da obra, que passou a ser de R$ 15,65 bilhões.

 

FONTES:

- Governo do Estado de São Paulo;

-Estado de São Paulo;

- G1- Portal de Notícias da Globo;

-Melhores dos trens.com.br;

-Gazeta do Povo;

- Metrô- CPTM;

- Correio Popular;

- IBGE;

Prefeitura de Valinhos.

                            

NEWTON BANDEIRA DE MELLO GOLEK

ECONOMISTA- CORECON-RJ 13.085

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Newton Bandeira de Mello Golek
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