
Prefeito e o deputado CABO MACIEL inspecionando as matrizes de Café Clonal no viveiro de mudas na Vila CURUQUETÊ
SUL DE LÁBREA (AM) – Vinte pequenos proprietários rurais da Vila Curuquetê e ramais da região Sul do município já podem receber sua cota de adubo destinado ao plantio de Café Clonal no modo sustentável, segundo o Secretário de Agricultura e Abastecimento (SEMPLA), Júnior do AGRO, que durante dois dias esteve na região com o prefeito Gerlando Lopes (PL) em cumprimento de agenda institucional.

Gerlando Lopes recebe informações sobre a evolução e crescimento de mudas da assistente local do IDAM
Ele informou que o prefeito Gerlando Lopes (PL), despachou cerca de 600 quilos do produto que serão distribuídos aos primeiros 20 produtores selecionados num diagnóstico que abrange os produtores credenciados para o programa da Prefeitura em parceria com o IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas). A entrega foi feita pelo Prefeito Gerlando Lopes acompanhado do deputado estadual Cabo Maciel (PL), na segunda-feira (12), direto na Unidade Local do órgão, na Vila Curuquetê.

Uma paradinha para registro fotográfico da comitiva liderada pelo prefeito as instalações do IDAM e ao viveiro

Devido às mudanças e transformações já alcançadas, o prefeito recebe convite para visitar a Comunidade do Remansinho.
A retirada do produto, segundo o secretário Júnior do AGRO, “já pode ser feita durante a semana, em horário de expediente, a partir da identificação do beneficiado”. Nesse primeiro momento, “foram disponibilizados 600 quilos de adubo, mas, há previsão de aumento das cotas individuais ou coletivas”, vez que a Prefeitura do município pretende ampliar os projetos da cafeicultura daqui para à frente.

- Uma ação conjunta INCRA e Prefeitura já está sendo discutida para eventual encontro de interesse dos agricultores.
Para o prefeito Gerlando Lopes (PL), “Lábrea, em dez meses do nosso governo, já se destaca no campo e na cidade na busca intensa na saúde, educação, infraestrutura e agora, com a chegada da cafeicultura que já vem nos dando oportunidade de disputarmos o futuro dessa atividade no mercado da região”.

Com a forte presenca de migrantes, o Sul de Lábrea com o Café e a pecuária familiar tem tudo para surpreender nos próximos 3,2 anos (2025-28).
Além do café, o município de Lábrea tem se destacado no cenário regional por ter um rebanho de gado bovino (corte e leiteiro) estimado em até 750 mil cabeças - um dos maiores plantéis do Sul do município e da tríplice divisa do Amazonas, Rondônia e Acre. Segundo criadores locais, “já temos um rebanho considerável e poderemos surpreender outras regiões do Amazonas”.
considerável e poderemos surpreender outras regiões do Amazonas”.
Reconhecendo a luta dos agricultores pelo direito inalienável da posse ao Título Definitivo (TD) da terra que ocupam ao menos 10, 15 ou 20 anos.
APOIO À CAFEICULTURA – O deputado estadual Cabo Maciel (PL-AM), fez coro com as apalavras do prefeito após Gerlando Lopes ter feito mais uma visita de trabalho no Sul do Município de Lábrea. O parlamentar bolsonarista, não só elogiou a gestão “por já ter feito em dez meses, muito mais do que gestões que estiveram no poder por quase três décadas, como garantiu R$ 2 milhões em emendas para manutenção de vicinais e combustíveis para 2026”.

Em meio ao povo trabalhador da agricultura familiar, o prefeito puxa pra cima a autoestima dos cidadãos e assegura continuar a luta pela regularização fundiária
Por sua vez, Cabo Maciel destacou a importância da implantação da cafeicultura na região dos assentamentos e ao futuro Distrito Vila Curuquetê, “onde piso, agora, pela primeira vez e dessa para muitas outras que estarei, aqui e acolá, para honrar os compromissos que assumi com a população desta parte do município de Lábrea”.

Ovacionado, deputado Cabo Maciel garante liberação de R$ 2 milhões pra melhoria da malha viária rural e combustíveis.
Por ouro lado, o prefeito Gerlando Lopes, destacou ainda que, “a partir, de agora, nossa gestão irá reforçar sua posição pela busca de liderança neste segmento produtivo por meio de projetos sustentáveis que serão estendidos por toda essa região de terras tão cobiçadas por todos, desde o século passado”.
Até o momento, vinte (20 famílias) de pequenas propriedades rurais já estão sendo assistidas pelo município através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMPLA), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAM). Segundo o prefeito, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), sediada em Porto Velho (RO), “nos empresta apoio na gestão executiva de projetos estratégicos para a região”.
Durante a agenda institucional cumprida em dois dias no Sul do município de Lábrea, o prefeito liderou comitiva de assessores, vereadores da cidade e contou com a participação, de forma considerada inédita, da Coordenadora da Unidade Avançada do INCRA e do Superintendente no Amazonas, Denis Filho. Foram anunciadas as medidas necessárias à solução, na inicial, dos conflitos agrários existentes com a abertura de processos para elaboração dos cadastros das famílias que pleiteiam a regularização fundiária dos imóveis.


Comentários: