Seu Portal de Notícias de Rondônia

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Mundo

Putin é responsável pela morte de Alexei Navalny, diz Biden

Crítico do presidente russo morreu nesta 6ª feira (16.fev) em prisão na Sibéria, onde estava encarcerado por “atos extremistas”..

Alice da silva
Por Alice da silva
Putin é responsável pela morte de Alexei Navalny, diz Biden
REDAÇAO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente dos EUA, Joe Biden, durante declaração oficial sobre morte de Alexei Navalny, na Rússia | Reprodução/YouTube (16.fev.2024)

O presidente dos EUA, Joe Biden, durante declaração oficial sobre morte de Alexei Navalny, na Rússia.



O presidente dos Estado Unidos, Joe Biden, culpou o presidente russo, Vladimir Putin, pela morte de Alexei Navalny. As declarações foram dadas nesta 6ª feira (16.fev.2204), mesmo dia da morte de um dos principais críticos do Kremlin.

Publicidade

Leia Também:

“As autoridades russas vão contar a sua própria história, mas não se enganem, Putin é responsável pela morte de Navalny. Putin é responsável“, afirmou Biden. Segundo o presidente dos EUA, isso é mais uma “prova da brutalidade” do chefe do Executivo russo..

Ele também declarou que Putin não apenas ataca cidadãos de outros países, em referência à guerra contra a Ucrânia, mas também “inflige crimes terríveis contra seu próprio povo”.

Navalny morreu na prisão nesta 6ª (16.fev), aos 47 anos. Ele teria se sentido mal e “perdido a consciência quase imediatamente” depois de uma caminhada. Uma equipe médica foi chamada para atendê-lo, mas não conseguiu ressuscitá-lo. A causa ainda está sendo investigada.
A morte do ativista foi comunicada pelo serviço penitenciário do distrito russo de Yamalo-Nenets, localizado na Sibéria, onde ele cumpria pena depois de ser condenado por “atos extremistas”, que incluem criação de uma ONG, convocação e financiamento de atos e atividades contra o governo e “reabilitação da ideologia nazista”.

As acusações estão relacionadas às atividades da Fundação Anticorrupção, criada por Navalny em 2011. A organização foi classificada como “extremista” e banida pela Rússia em 2021. Ela funciona hoje como uma iniciativa internacional. A decisão foi proferida pelo Tribunal de Moscou em julgamento fechado.

Segundo Biden, os cidadãos russos estão em luto pela morte de Navalny porque o ativista era “muitas coisas que Putin não é”. “Ele era corajoso. Ele tinha princípios. Ele se dedicou a construir uma Rússia onde o Estado de Direito existisse e onde se aplicasse a todos”, afirmou o presidente norte-americano.

LÍDERES MUNDIAIS REAGEM

Assim como Biden, outras autoridades internacionais também se manifestaram nesta 6ª (16) sobre a morte de Navalny.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou em uma entrevia a jornalistas na Alemanha que “obviamente” Navalny foi morto por Putin, como “milhares de outros que foram torturados”. Disse que a morte do ativista é um sinal claro de que o presidente russo deve ser obrigado a “perder tudo e ser responsabilizado por suas ações”.

Leonid Mikhailovich Volkov, integrante da oposição russa e chefe de gabinete da campanha de Navalny para as eleições presidenciais de 2018, disse no X (ex-Twitter) que a declaração do serviço prisional poderia ser vista como uma “admissão de que eles intencionalmente mataram” o ativista.



A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, disse que a Casa Branca ainda estava tentando confirmar os relatos da morte de Navalny, mas responsabilizou o governo russo. Leia aqui o que outros líderes disseram a respeito do assunto....















.

 

FONTE/CRÉDITOS: PODER360.
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!