O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para uma queda brusca de temperaturas em todo o Brasil, principalmente no Centro Sul, incluindo Santa Catarina. Além disso, o instituto prevê tempestades para o Estado nesta quinta-feira (8), com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40 a 60 km/h) e queda de granizo.
Tempestades
Ao longo da quinta-feira (8), uma frente fria avança por todas as áreas de Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões. Segundo o Inmet, as regiões mais afetadas serão o Oeste catarinense, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Frio intenso
Após o avanço dessa frente fria no decorrer desta quinta-feira (8) , a chegada de uma massa de ar frio de origem polar favorece o declínio das temperaturas em todo o Estado, começando pelo Grande Oeste, Planalto Sul e Grande Florianópolis Serrana. As temperaturas ficarão em média entre 3°C a 8°C do Grande Oeste ao Planalto Sul e de 10 a 20°C nas demais áreas do Estado.
As temperaturas máximas ficam entre 10°C e 17°C do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, as máximas ficam entre 17°C e 22°C.
Recomendações
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
- Procure se agasalhar e beber bastante água.
- Evite locais aglomerados.
- Mantenha a higiene das mãos.
Perturbação no vórtice polar trará nova onda de frio
Uma onda de calor fora do comum na Antártida está afetando o clima em todo o mundo. Este fenômeno de aquecimento súbito atmosférico deve elevar as temperaturas na Antártida e na baixa estratosfera, além de enfraquecer os ventos. Conhecido como vórtice polar, ele deve ser o responsável por trazer uma onda de frio intenso para o Brasil, especialmente para Santa Catarina.
Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, do Climatempo, em entrevista ao g1, o aquecimento atmosférico súbito enfraquece o movimento dos ventos ao redor da Antártida, que, normalmente, retêm o frio na região. Assim, o ar polar consegue escapar mais facilmente para áreas tropicais, afetando de forma significativa as regiões da América do Sul próximas à Antártida, incluindo o estado de Santa Catarina.
As principais causas desse fenômeno são o aquecimento das águas oceânicas e o derretimento do gelo. Ele é considerado raro no Hemisfério Sul e deve ocorrer nos próximos dias.
Veja fotos de geada em cidades de SC
Comentários: