Seu Portal de Notícias de Rondônia

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Política

Quem é Chiquinho Brazão, o deputado supostamente citado na delação de Ronnie Lessa

Em janeiro, o ‘Intercept Brasil’ noticiou que Ronnie Lessa apontou, na mesma delação, Domingos Brazão, irmão de Chiquinho, como o mandante do assassinato de Marielle Franco.

Thiago da Silva costa
Por Thiago da Silva costa
Quem é Chiquinho Brazão, o deputado supostamente citado na delação de Ronnie Lessa
REDAÇAO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em meio ao avanço das delações dos executores do assassinato de Marielle Franco, desponta como figura central na trama um novo nome, o do deputado Chiquinho Brazão (União Brasil). Seria ele a autoridade citada em delação premiada pelo ex-PM Ronnie Lessa, autor dos disparos que mataram a vereadora e o motorista Anderson Gomes.

Como foi citado por Lessa uma pessoa com foro por prerrogativa de função, os autos da investigação foram encaminhados ao Supremo tribunal Federal. A informação foi divulgada inicialmente colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, com base no contato com fontes de dentro do STF. Outros veículos, como o Estadão, confirmaram o teor.

Publicidade

Leia Também:

Ainda não se sabe até o momento o grau de envolvimento de Chiquinho Brazão no crime. No entanto, em janeiro, o site Intercept Brasil apontou que Lessa indicou na mesma delação como mandante do crime o irmão de Chiquinho, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas da União do Rio de Janeiro. 

O nome do conselheiro surgiu pela primeira vez nas investigações do caso em 2019, por suspeitas de obstrução das investigações, e voltou à baila no fim do ano passado, em meio à delação premiada do ex-policial militar Élcio Queiroz, motorista que igiu o carro para Ronnie Lessa durante o assassinato. 

Além de Lessa e Queiróz, Domingos Brazão aparecer no depoimento à Polícia Federal do miliciano Orlando Curicica sobre o Crime. 

O reduto político da família Brazão fica em Jacarepaguá, na zona oeste carioca, zona dominada por milícias. 

Com dois mandatos como deputado federal. Chiquinho Brazão foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 2018. Em 2022, foi reeleito para o cargo. Antes de chegar a Brasília, foi vereador do Rio de Janeiro por 12 anos. O período inclui os dois primeiros anos de Marielle na Câmara, entre 2016 e março de 2018, ano em que ela foi assassinada. 

FONTE/CRÉDITOS: POR CARTACAPITAL
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!