Seu Portal de Notícias de Rondônia

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Brasil

Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos

Cerca de 9.700 pessoas foram resgatadas com vida pelas Forças Armadas

ILIDIO LOPES
Por ILIDIO LOPES
Tragédia climática no RS já soma 75 vítimas fatais e 103 desaparecidos
Ricardo Stuckert/PR
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

05.05.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Sobrevoo em Porto Alegre, Porto Alegre - RS. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O número de vítimas fatais durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul já chegou a 75, de acordo com o último boletim da Defesa Civil estadual. As autoridades ainda investigam se seis óbitos têm relação com as chuvas e há 103 pessoas oficialmente desaparecidas. Os temporais atingiram mais de 330 cidades, o que equivale a quase 70% dos municípios do estado. O número de pessoas afetadas já passa de 780 mil, com quase 17 mil desabrigados e mais de 88 mil desalojados. Cerca de 9.700 pessoas foram resgatadas com vida por agentes das Forças Armadas. 

As chuvas atingem o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira, ocasionando deslizamentos de terra, inundações e quedas de barreiras. Esta já é a maior tragédia climática do Estado. 

Publicidade

Leia Também:

Na cidade de Canoas, mais de 11 bairros foram evacuados. Entre os locais atingidos está o Hospital de Pronto Socorro da cidade, que precisou de ajuda de militares do Exército e servidores da Defesa Civil para concluir a evacuação.

No município de São Leopoldo, o Rio dos Sinos, que corta a cidade, atingiu mais de 8m, ultrapassando em mais de 1 metro a cota de inundação da cidade.

Em Porto Alegre o prefeito Sebastião Melo pediu que a população racione água. Com a elevação no nível do Guaíba quatro das seis estações de tratamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos estão inoperantes.

Cerca de 130 trechos em mais de 60 rodovias foram interrompidos de forma total ou parcial, incluindo estradas inundadas ou bloqueadas por deslizamentos de terras e pontes submersas ou destruídas. 

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone DDD 61 número 2034-4611

Edição: Tâmara Freire/Israel do Vale

FONTE/CRÉDITOS: Por Carolina Pessoa - Rio de Janeiro
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!