Seu Portal de Notícias de Rondônia

Sabado, 13 de Abril de 2024
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Mundo

Vulcão entra em erupção na Islândia após semanas de atividade sísmica

Atividade vulcânica foi registrada nesta segunda-feira (18) na península de Reykjanes. Cidade da região foi evacuada em novembro

Drª Juliana Edilucia Ribeira Vedana
Por Drª Juliana Edilucia Ribeira...
Vulcão entra em erupção na Islândia após semanas de atividade sísmica
DA REDAÇÃO, COM DEUTSCHE WELLE
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 
 

 

Um vulcão na península de Reykjanes, região sudoeste da Islândia, entrou em erupção nesta segunda-feira (18), expelindo lava e fumaça por uma grande área após semanas de intensa atividade sísmica, informou o serviço meteorológico do país. 

Segundo as autoridades da Islândia, a erupção aconteceu ao norte de Grindavik por volta das 22h17 (horário local). O Serviço Meteorológico da Islândia informou que uma fissura de cerca de quatro quilômetros foi aberta, expelindo cerca de 100 a 200 metros cúbicos de lava por segundo.

Publicidade

Leia Também:

Protection of Iceland/Handout via REUTERS

Devido ao risco do vulcão entrar em atividade, as autoridades evacuaram os quase 4 mil habitantes da cidade de Grindavik em novembro, após as centenas de terremotos causados pelo movimento de magma sob a crosta terrestre, precursor de uma erupção vulcânica. Desde então, esses islandeses só podem visitar suas casas em determinados horários do dia.

“Uma erupção começou perto da cidade evacuada de Grindavík. Nossa prioridade é proteger vidas e infraestruturas. A Defesa Civil isolou a área afetada. Esperamos agora para ver o que as forças da natureza nos reservam. Estamos preparados e permanecemos vigilantes”, declarou o presidente da Islândia, Guðni Th Jóhannesson.

 

 

O operador aeroportuário islandês Isavia afirmou não haver qualquer perturbação nas chegadas ou partidas no aeroporto de Keflavik, o principal do país e que fica perto de Grindavik.

Estabilização

Segundo atualização do Serviço de Meteorologia do país nesta terça-feira (19), “a intensidade da erupção vulcânica está diminuindo. Isso é evidente a partir de medições sísmicas. O fato de a atividade estar diminuindo não é uma indicação de quanto tempo a erupção irá durar, mas sim que a erupção está atingindo um estado de equilíbrio”. 

País de fogo e gelo

Essa península ao sul de Reykjavik foi poupada de erupções durante oito séculos, até março de 2021. Desde então já ocorreram duas, em agosto de 2022 e em julho de 2023, um sinal, para os vulcanologistas, de retomada da atividade vulcânica na região.

A erupção mais significativa dos últimos anos na Islândia aconteceu em 2010, quando o vulcão Eyjafjallajokull lançou enormes nuvens de cinza que, durante dias, afetaram o ar e os voos em toda a Europa.

Trinta e dois sistemas vulcânicos são considerados ativos neste país de fogo e gelo, a região mais vulcânica da Europa.

 

 

FONTE/CRÉDITOS: DA REDAÇÃO, COM DEUTSCHE WELLE
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!